Estágio no Exterior

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NO EXTERIOR

 

Os Estágios obrigatórios são disciplinas que o aluno necessita fazer ao longo do curso para integralizar seu currículo formal do curso.

Os Estágios obrigatórios estão vinculados as disciplina EMT 2006; EMT2007; EMT2008 do Curriculum 2017 e EMT 2040 e EMT 2049 do Curriculum 2023 do curso.

O tipo de estágio e tipo de atividades a serem desenvolvidas devem ser obrigatoriamente relacionados com a área de Materiais.

O Estágio obrigatório pode ser feito tanto numa universidade (tipicamente em laboratórios de pesquisa) como numa empresa/indústria, de qualquer setor, no Brasil ou no Exterior.

Importante ler o que prevê o Regulamento de Estágios do Curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau sobre estágios no exterior.

Regulamento Estágios.

COMO PROCEDER ?

O aluno faz download (arquivo Word) do Termo de Convênio Simplificado de estágio (TCS) para o local conveniado, no idioma que lhe convier, do site do SIARE (http://portal.estagios.ufsc.br/estagio/formularios/), na opção Termos de Convênio Simplificado (TCS) em Idiomas Estrangeiros – Estudantes da UFSC em estágio no exterior.

O aluno preenche Termo e plano de trabalho, colhendo as devidas assinaturas (preferencialmente com carimbos comprovativos) do supervisor no local do estágio no Exterior e, as vezes por exigência do local, também do responsável geral da empresa. Não esquecer que o aluno também deve assinar, e nas duas colunas do documento! O Programa de Atividades de Estágio (PAE) deverá ser composto por um parágrafo geral descrevendo o objetivo geral e por itens com as macro atividades previstas de serem realizadas para se atingir o objetivo.

Importante:

Com relação ao plano de trabalho do TCS, estes deverão conter as atividades que serão realizadas no estágio na forma de lista de itens/ações, e não somente uma descrição genérica do projeto e dos objetivos almejados. Além disso, esta descrição deve ser escrita nos 2 idiomas, ou seja, escrito no idioma estrangeiro escolhido (ou inglês) no lado / coluna do TCS do idioma estrangeiro, e português no lado / coluna do TCS / parte em português. Não serão aceites os planos que tiverem apenas um idioma nos dois lados do termo.

O aluno deve preencher, assinar e recolher as assinaturas Termo de Convênio Simplificado (TCS) no idioma escolhido.

É obrigatório o aluno fazer um Seguro de Saúde, que cubra explicitamente todo o período de estágio.

Portanto, além do TCS assinado, o aluno deve enviar por e-mail ao DIP (Departamento de Integração Acadêmica e Profissional) dip.prograd@contato.ufsc.br uma (1) cópia da apólice do seguro, contendo obrigatoriamente, de forma clara, o número da apólice e sua validade (que deve ser igual/superior ao período de realização do estágio). O aluno deve colocar o Coordenador de estágios em cópia no e-mail.

Atenção!

O TCS com as assinaturas deve ser encaminhado ao DIP pelo e-mail dip.prograd@contato.ufsc.br com as informações digitadas. Não serão aceitos documentos manuscritos.

O DIP analisa documentação e, se tudo estiver OK, o DIP, internamente, homologa e cria o TCE para o aluno. Além disso, o DIP encaminha os Termos à pró-reitora de graduação, para sua assinatura em todas as vias.

Com todas as vias do Termo assinadas, o DIP fica com 1 via, devolve 1 outra à Coordenação do Curso para arquivamento, e encaminha a última para o local do estágio. Portanto, o aluno não fica com nenhuma cópia do TCS.

A partir deste momento o estágio fica regular e oficializado.

Observação:

Há casos onde o aluno só consegue enviar o TCS e/ou a apólice do seguro depois que já está no local do estágio, em outro País. O SIARE aceita um prazo limite de 30 dias após o início oficial do estágio (datado no TCS) para homologar o estágio. Portanto, assim que possível, dentro deste prazo, o aluno deve enviar o TCS  e/ou a apólice ao Coordenador de Estágios.