COMO FAZER PARA ASSINAR OS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO?

06/04/2021 09:43

O DIP (Departamento de Integração Acadêmica e Profissional) expediu um novo ofício circular para o esclarecimento das dúvidas a respeito do procedimento a ser adotado neste momento atípico, confira clicando aqui.

Clicando abaixo você encontrará informações a respeito das modalidades que podem ser  utilizadas para a coleta das assinaturas, bem como, quais os meios de assinatura eletrônica aceitos e válidos na UFSC.

Procedimento das assinaturas (para saber mais clique aqui)

Há duas formas adotadas neste momento excepcional:

• TODOS FIRMAM O DOCUMENTO UTILIZANDO APENAS ASSINATURAS ELETRÔNICAS.

Esta é a maneira mais recomendada e ideal, pois o aluno terá os documentos de estágio assinados pela empresa e pelo supervisor sem necessidade de posterior regularização. Esse procedimento evita problemas futuros (por exemplo: o supervisor não estar mais na empresa e não ter como colher sua assinatura no documento físico).

Se as partes desejarem assinar eletronicamente podem proceder da seguinte forma: o estudante, o orientador e o coordenador de estágio devem utilizar o assinaUFSC (https://assina.ufsc.br). Já o empregador e o supervisor podem utilizar a assinatura disponibilizada pelo governo federal gratuitamente a todos os brasileiros (assinatura eletrônica gov.br).

Maiores informações e como se cadastrar e utilizá-la clique aqui

O empregador, se tiver, pode ainda utilizar a chave ICP-Brasil que possui validade em todo o território nacional e está regulamentada desde antes da pandemia (a assinatura é paga e feita em vários órgãos como a Receita Federal, Caixa Econômica, entre outras entidades de classe como a OAB).

Veja abaixo as assinaturas eletrônicas utilizadas na UFSC, para mais informações clique aqui

COMO CADA TIPO DE ASSINATURA PODE SER UTILIZADA:

Portanto, na UFSC são válidas assinaturas que utilizam os certificados ICP-BRASIL, ICP-EDU e GOV.BR .

• PARTE DO DOCUMENTO CONTÉM ASSINATURAS FÍSICAS E OUTRA PARTE FOI ASSINADA ELETRONICAMENTE.

Nesta hipótese o aluno deve guardar as vias originais assinadas para posterior entrega e regularização quando voltarmos às atividades presenciais.

Se algum dos que assinam na empresa for assinar o documento físico, ele(s) deve(m) ser o(s) primeiro(s) a assinar(em) depois o documento deverá ser digitalizado e colhidas as assinaturas eletrônicas (nunca o contrário).

Esta situação intermediária permite que o aluno se assegure quanto às assinaturas do empregador e do supervisor, evitando que tenha alguma dificuldade de recolhê-las posteriormente. O aluno deve guardar em local seguro o documento assinado fisicamente para que não se extravie ou se danifique. Estando já perto de se formar ou por algum outro motivo achar melhor já entregar as vias assinadas fisicamente. O aluno deve digitalizar, enviar por e-mail para a secretaria de estágios (estagios.bnu@contato.ufsc.br) e entregar (ou enviar pelo correio) os originais no Bloco A, da UFSC Campus Blumenau, endereçada para a Secretaria Acadêmica, aos Cuidados de Daniela Tripodi Leonardi. Assim que for entregue avisar, pelo contato do WhatsApp (48) 3721-3381, que foi deixado no Bloco A ou postado na Agência dos Correios.