Oportunidade de Estágio no Laboratório Nacional de Luz Sincronton

11/11/2019 08:30

O Projeto “Um olhar com raios X em supercondutividade”, com o apoio do Instituto Serrapilheira, está selecionando bolsistas nível estágio/mestrado/doutorado para compor sua equipe. O Instituto Serrapilheira é uma instituição privada de incentivo à ciência. Promove uma cultura científica pautada pela liberdade de ideias, projetos singulares e pluralidade de pontos de vista e acredita que, para isso, a diversidade na ciência é fundamental.

Resumo do projeto: Embora um modelo geral para materiais supercondutores ainda não ter sido estabelecido desde sua descoberta em 1911, esses materiais já são amplamente utilizados hoje em dia. Um material supercondutor que pode operar em temperatura ambiente teria implicações em todas aplicações tecnológicas na nossa sociedade, já que não haveria perdas devido à resistência elétrica zero. Nesse projeto eu propus desenvolver novas técnicas usando raios-x de para estudar materiais em condições extremas, com o potencial de descobrir um supercondutor em temperatura ambiente. Se formos bem-sucedidos, teremos a melhor condição até o momento no mundo para entender microscopicamente o efeito de supercondutividade e observá-lo à temperatura ambiente.

Para mais informações sobre as descrições de alguns dos sub-projetos/atividades para os bolsistas acesse: https://www.lnls.cnpem.br/oportunidade-para-bolsistas/. Para realizar a inscrição acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuZwkvnIVrFdbI3_9bDIjDoi7Bm2aj-arAb4Cbdz0Zc-nOVw/viewform